Litoral sem mar!

Quem vai para o Litoral Norte e chega em Osório pode virar o pescoço para os morros além daBR 101. À noite, uma trilha de lâmpadas chama a atenção, enquanto de dia são as antenas deretransmissão de televisão que se destacam entre a Mata Atlântica. Ali, cascatas, vista panorâmica e o convívio com a natureza são uma opção de passeio para os veranistas que buscam alternativas ao mar.
Do alto do Morro da Borússia, a paisagem é belíssima, com uma vista panorâmica de tirar o fôlegoe que inclui a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico. Quemcurte uma trilha pode aproveitar a trilha ecológica que vai da base até o topo do morro. De carro, o acesso é asfaltado e iluminado pela estrada Romildo Bolzan. Para conferir estas belezas, há duas opções: a rampa de voo livre, de onde amantes deste esporte radical saltam de 400 metros de altura para voar em direção a mar, ou o mirante recém inaugurado pela Prefeitura, em parceria com a Ventos do Sul, administradora do Parque Eólico. No alto do morro, ao lado das antes, as cinco Casas das Antenas receberam pinturas em estilo grafite nas paredes externas. As pinturas expressam, artisticamente, as etnias que colonizaram o município, como os maçambiques, além de mostrar aspectos atuais do cotidiano, como os visitantes e praticantes do voo livre.
Lá embaixo, duas grandes atrações se destacam perante os olhos de quem sobe o morro. Uma delas é a rede de lagoas interligadas vai até a praia de Torres, correndo paralela ao Oceano Atlântico. É considerada um dos maiores complexos lagunares do Brasil, com 23 lagoas, onde pode-se navegar e praticar esportes aquáticos e náuticos. A Lagoa da Pinguela é destaque pela infraestrutura que oferece aos visitantes, enquanto a Lagoa dos Barros chama a atenção por ser amaior da região e ter várias lendas ligadas a ela.
A outra grande atração é o Parque Eólico de Osório, maior parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação. Inaugurado em 2006, é composto de75 torres com 98 metros de altura que, somadas as pás dos aerogeradores, chegam a 135 metros .Pode produzir 150 MW de energia, o suficiente para abastecer anualmente o consumo residencialde 650 mil pessoas (metade da população de Porto Alegre). O Parque preserva a fauna e flora de sua área, assim como as atividades produtivas da região: por isso dá para ver o gado pastando aolado das torres. Para saber mais, é só acessar www.ventosdosulenergia.com.br.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Você sabia que Osório tem praia?
Pode parecer estranho, pois sempre que se fala em Osório as pessoas jogam as ideias para o acesso ao Litoral e à BR 101. Mas o território de Osório acompanha a Estrada do Mar e chega ao litoral, nas praias de Atlântida Sul e Mariápolis. Os dois balneários ficam a 22 quilômetros da sede do município. São praias de mar aberto com infraestrutura de lazer, gastronomia, hospedagem e comércio. E mais: Mariápolis é considerada a praia mais arborizada do Litoral Norte, segundo a Prefeitura.

Anúncios

Autor: Poli Lopes

Jornalista diplomada, passei por agência de marketing digital, jornal, rádio, revista e assessoria de imprensa, sempre escrevendo. Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, também sou professora no MBA em Marketing Digital no Iergs (Uniasselvi). Sou apaixonada pelo que faço e também pelo meu marido e pelo meu cachorro.

Um comentário em “Litoral sem mar!”

  1. E em Mariápolis tem vários felizenses também! hahahahaha
    Adorei o texto Poli! Sempre dando show. Agora quero conhecer essas trilhas e passeios. Beijos!

Diga o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s