Produtividade no trabalho: regras que valem para a vida!

Os bons hábitos de organização ajudam sempre na produtividade, principalmente quando se fala em trabalho. No site da Oz! tem vários textos legais falando de produtividade. Andei lendo e divido algumas percepções minhas por aqui!

As pessoas mais produtivas organizam suas coisas, seus arquivos. Com isso,  encontram rapidamente seus papéis e documentos.  E quando se fala em organizar as coisas, deve-se incluir a agenda: todas as tarefas, compromissos e lembretes estão anotados em um só lugar, e que acompanha a pessoa todo o tempo. Mas todo mesmo! Pode ser em papel, no computador (baita sacada pro netbook!) ou no telefone mesmo, naqueles modelos de smartphone.

E quem é organizado não enrola, não deixa as coisas para depois. Faz hoje o serviço de hoje, sem deixar para o dia seguinte. Mas ao mesmo tempo em que resolve logo uma pendência que entra, a pessoa organizada planejam as ações. Estima-se que uma hora de planejamento ajude a economizar até 10 horas de trabalho. O planejamento dá um rumo a vida do profissional, que sabe onde está e para onde vai. A dica é simples: parar no domingo (ok, pode ser na segunda de manhã, cedo!) e usar a agenda para planejar a semana; depois, revisões diárias ajudam a manter os planos sob controle.

Outra boa ideia é ter um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu lugar . Por isso, os organizados tentam deixar sua mesa, gavetas, arquivos e armários limpos e organizados. E a regra vale para o computador: a caixa de entrada do email fica organizada, assim como a área de trabalho, os arquivos e pastas em ordem.

E o principal: pessoas produtivas no trabalho não são multitarefa.
Ou seja, não fazem várias coisas ao mesmo tempo, o que diminui a eficiência na realização destas tarefas. Elas mantém o foco e a concentração em uma tarefa de cada vez.

Anúncios

Autor: Poli Lopes

Jornalista diplomada, passei por agência de marketing digital, jornal, rádio, revista e assessoria de imprensa, sempre escrevendo. Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, também sou professora no MBA em Marketing Digital no Iergs (Uniasselvi). Sou apaixonada pelo que faço e também pelo meu marido e pelo meu cachorro.

Diga o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s