Arrume tempo!

Todas as semanas começam com cara de que quilos de trabalho esperam pela gente… Ok, temos – e queremos – ser multi-tarefas, assumindo todos os papeis possíveis: profissional, filha, mãe, mulher, aluna, colaboradora, escritora, dona de casa. Tudo ao mesmo tempo agora!

Administrar este tempo, que parece correr cada vez mais, é missão complicada que, quando colocada em prática, mostra-se mais simples do que parece.

As dicas são do especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa. Ele aponta dez itens que podem atrapalhar a sua vida no trabalho e ensina como otimizar o tempo.

1. E-mail – deixar o e-mail aberto faz as pessoas interromperem demais o trabalho, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. Christian sugere definir períodos conferir emails, deixando a caixa de entrada fechada o resto do dia.

2. Não ter clareza sobre o que fazer – quando o dia começa, precisamos saber o que fazer primeiro. Na verdade, temos que saber pelo menos 80% do que deve ser feito. Se não soubermos, com certeza perderemos tempo em tarefas circunstanciais.

3. “Estou em Reunião” – Segundo a Triad Consulting, 1/3 das reuniões podem ser canceladas. Se for necessária, devemos ser objetivos, com pontos de discussão definidos. Tempo? No máximo 2 horas.

4. Redes Sociais – quem usa twitter, facebook, orkut, deve controlar a ansiedade e deixá-las para  intervalos no dia ou o horário de almoço.

5. Falta de energia – quem está cansado, sem pique e sem concentração perde horas do dia, enquanto viajamos em atividades circunstanciais. Para aliviar, é legal ter hobbies. Se sentir necessidade, dá até para ir ao médico, tomar vitaminas. E mais: é importante alimentar-se em horários regulares e fazer sexo.

6. Falta de foco – quem começa uma atividade e logo salta para outra tarefa tem a opção de quebrar uma atividade grande em pequenas. Para concentrar, é bom fechar outros softwares, colocar o celular no silencioso e, quem sabe, ouvir música.

7. Navegador cheio de favoritos – e dai a gente abre a internet focada em um site que precisa ser acessado para executar a tarefa pendente. E vê a lista de favoritos. Grande pedida deixar a chatice de lado e navegar nos sites que gostamos, né? Não! Para evitar esta possibilidade, que tal instalar um novo navegador e não importar os  favoritos. Essa atitude elimina a tentação de navegar a toa.

8. Messenger, Wave, GTalk, etc. – nos bate-papos, quem está ocupado deve ficar status invisível ou offline. Se está tranquilo, fique ausente ou ocupado e, se está com tempo para conversar, mude para disponível. Simples e prático!

9. Interrupções – Se muita gente interrompe, pode ser porque a gente não se comunicou direito ao delegar uma tarefa ou dizer que estava ocupado. É legal rever como redigiu os emails, repassou informações e delegou as atividades.

10. Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – o melhor é falar “não” de forma concreta, considerando seu planejamento X disponibilidade. Quando muitas tarefas imprevistas surgem, pode ser que o planejamento não esteja adequado.

As dicas são daqui!

Anúncios

Autor: Poli Lopes

Jornalista diplomada, passei por agência de marketing digital, jornal, rádio, revista e assessoria de imprensa, sempre escrevendo. Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, também sou professora no MBA em Marketing Digital no Iergs (Uniasselvi). Sou apaixonada pelo que faço e também pelo meu marido e pelo meu cachorro.

Diga o que achou

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s