Que país é esse?

“Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?”

Essa foi a música da vinda pro trabalho, hoje de manhã. Ouvindo e cantando aleatoriamente com o Renato Russo, fiquei muito puta ao me dar conta de que ele escreveu isso nos anos 1980. Ou seja, fazem 30 anos, ou quase, ou um pouco mais – e o que mudou?

A politicagem continua a mesma, os caciques dessa indiada que chamamos de Congresso continuam os mesmos (ok, alguns morreram, mas deixaram herdeiros que seguem na mesma linha) e nós continuamos os mesmos, desacreditando nesse sistema mas sem movimentação para fazer mudar.

Acho que o Renato Russo (ele é a minha vítima da vez) choraria no cantinho se acompanhasse a política hoje: o mesmo Collor que marreteou Lula e Sarney abraçado aos dois em foto recente. É piada, né?  Ok, as pessoas mudam, crescem, evoluem – ou são seus interesses que mudam?

O futuro da nação chegou, estamos vivendo o Brasil do futuro e não vejo a alegria ufanista prometida pelo “eu te amo meu Brasil, eu te amo” nos anos 1970. Vejo pessoas trabalhando mais para ter mais e, para ter mais, pagando mais impostos que vão parar em qualquer lugar (cuecas, bolsos, maletas, caixas 2) menos onde deveriam: na saúde, na educação e na formação de uma população melhor. Só isso.

E hoje é 7 de Setembro, dia da nossa Indepedência.

Vamos comemorar? :/

Crédito das imagens: http://renatoerachato.tumblr.com

Autor: Poli Lopes

Jornalista diplomada, passei por agência de marketing digital, jornal, rádio, revista e assessoria de imprensa, sempre escrevendo. Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, também sou professora no MBA em Marketing Digital no Iergs (Uniasselvi). Sou apaixonada pelo que faço e também pelo meu marido e pelo meu cachorro.

Diga o que achou

